O WikiAves é um site que foi criado por um analista mineiro em suas horas vagas e agora pode virar o maior programa de monitoramento voluntário de aves da américa do sul.
O site funciona no mesmo espírito colaborativo do WikiPédia a enciclopédia virtual escrita por voluntários. Mas no WikiAves só entram verbetes sobre bichos penosos e com asas. Os colaboradores, que precisam se registrar, podem compartilhar a foto que fizeram de um pássaro, complementar informações sobre hábitos e ocorrência de uma espécie e até mandar a gravação do canto de uma ave.
A idéia foi do analista de sistemas mineiro Reinaldo Cézar de Oliveira Guedes, de 30 anos. Em 2005 ele e um colega de trabalho compraram o mesmo modelo de câmera fotográfica e começaram a disputar quem tirava fotos melhores. O amigo dono de um sítio, aparecia toda segunda-feira com belas fotos de aves. De sua casa Guedes só podia registrar corujas. Para não ficar atrás, ele usou a experiência profissional para criar um site que funcionasse como base de dados. "Era muito difícil encontrar no mesmo lugar da internet a imagem da espécie e a informação sobre seus hábitos", diz. Em dezembro de 2008 ele colocou no ar o WikiAves. Na semana passada o site chegou à primeira posição no ranking que avalia os sites sobre aves mais visitados do mundo.
Confira www.wikiaves.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário