Semana passada contei com muita sorte. Ao calçar meu tênis de malhação, senti algo pinicando o pé direito na parte de cima. Aí, lembrei que não fiz o que sempre faço antes de calçar: (uma inspeção na parte interna do calçado). Retirei o calçado mais do que depressa, foi aí que vi o que estava me espetando: "UMA ARANHA" Achei que ela tinha me picado e fiquei mais preocupado ainda quando pesquisei sobre a espécie (aranha marrom) e as consequências do veneno dela em humanos. Vejam a foto aí, o que causa essa minúscula aranha numa pessoa.
Felizmente, ela não me picou, apenas ficou prensada entre o pé e o tênis (talvez com o ferrão voltado para cima) e quando tirei o tênis rapidamente não dei-lhe tempo de me picar. O que me espetava eram os pelos dela. Tive muita sorte.
Saibam que esta aranha habita jardins, varandas, quintais e até mesmo dentro de casa. Procura cantos secos e escuros e tem hábitos noturnos.
Meu erro foi o de guardar o tênis na varanda e de não inspecioná-lo antes de calçar.
Para confundir mais ainda: o veneno dela tem efeito anestésico (vc não sente nada na hora da picada), os efeitos necrosantes pioram do quinto dia em diante. Vejam a foto de uma lesão causada por esta espécie de aranha.
Loxosceles sp. (aranha marrom)
Possui cor amarelada, sem manchas. Chega a atingir de 3 a 4 cm, incluindo as pernas. O corpo atinge de 1 a 2 cm. Os pêlos são poucos, curtos, quase invisíveis. Essas aranhas vivem em teias irregulares, semelhantes a um lençol de algodão, construídas em tijolos, telhas, tocos de bambu, barrancos, cantos de parede, garagens, geralmente em lugares escuros. Não são agressivas e os acidentes são raros, porém geralmente graves. Os primeiros sintomas de envenenamento são uma sensação de queimadura e formação de ferida no local da picada. O tratamento é feito com soro antiaracnídico ou antiloxoscélico.
Quer saber mais sobre aranhas:
http://www.guaruclean.com.br/2011/index.php?option=com_content&view=article&id=55&Itemid=66
Nenhum comentário:
Postar um comentário